domingo, 3 de fevereiro de 2013

Cada forno é um forno



fotos e texto gabriel rufo
                A construção de fornos é uma das principais preocupações de todos estudantes de cerâmica. O conhecimento técnico e os materiais necessários para obter melhores resultados, envolvem uma vasta gama de conhecimentos passados por diferentes especialistas, e além de tudo contamos com a personalidade de cada forno. Como diz o Professor Rogério Godoy, "Cada forno é um forno", assim, acreditamos na relação de convivência para conhecermos essa ferramenta tão cheia de melindres e especificidades. A magia que envolve o processo de queima esta ligado a transformação da matéria em algo vítreo, é claro que, como estudantes temos uma sede de ante ontem com relação ao conhecimento, mas quem entende essa constante no campo das artes? A vontade de transformar. Sabemos que a magia é algo que vem com o suor e o envolvimento dos mágicos. Os segredos são aos poucos revelados, e assim, nos postamos de maneira a escutar, mesmo tendo muito o que falar, acrescentar e até mesmo reclamar, é um direito que temos. É certo que nossas reivindicações são as mesmas dos professores que mostram um envolvimento e um comprometimento com o curso. Aos poucos as coisas vão se transformando e o importante é participar das transformações.Também somos um forno em construção.
                Ao assumirmos o espaço como nosso, arcamos com a responsabilidade de tornar esse curso cada vez melhor e assim transformar um laboratório em ateliê, espaço coletivo de criação e aprimoramento técnico, onde o respeito reina em harmonia com as diferentes cabeças que querem absorver e dominar os processos cerâmicos.
                Se cada forno é um forno, é certo que na prática a teoria é outra, pelo menos no que se refere a queima, com isso é necessário sermos íntimos dos fornos, e isso só com a prática e o livre acesso a essa ferramenta tão preciosa para o ceramista, é claro que contamos com os professores e alunos mais experientes para nos orientar, mas também temos que contar conosco, pois não podemos esperar os recursos do ministério da educação, já que o mesmo é emperrado e se preocupa em inaugurar e não em fornecer os recursos suficientes para a atividade plena e que supra o que é proposto na ementa do curso. É bom tocar nesse assunto, mesmo que rapidamente, pois entendemos que desde a primeira turma muita coisa foi transformada no curso, e vibramos para que esse se torne a cada dia mais prático, pois na prática a teoria se modifica, assim como as peças no interior de um forno.