quinta-feira, 21 de março de 2013

Semana Santa em Prados

fotos e textos: gabriel rufo
                A igreja estava sendo restaurada, e as peças, guardadas em um corredor fechado com chave, dessas antigas e grandes. Quase tudo estava ali, inclusive o famoso São Miguel Arcanjo, ao alcance das mãos sedentas e curiosas. Não tocamos em nada, nem mesmo nos tecidos. Quem somos nós para tocar os santos, basta olhar de perto.
                Depois de um tempo refletindo, me lembrei de uma discussão calorosa com um amigo, sobre o uso de imagens em aulas de História da Arte. É certo que temos tudo quanto é porcaria no mundo a disposição de quem queira, mas, e a cultura que é negada, aquele material didático. O argumento dele foi o seguinte "não tenho autorização para disponibilizar essas fotos". Apenas queremos ver e estudar, apreciar o trabalho dos mestres do Barroco Mineiro, já não basta aquele discurso do padre, "não devemos entrar em uma igreja, como se entra em um museu". Isso é engraçado, pois, roubaram em Prados, a portada da igreja do Livramento. O fato é que, a igreja não consegue proteger o seu patrimônio, será que é falta de dinheiro, será que algum aluno roubou a portada da igreja, para estudar de perto.
                Sabemos que os santos devem ficar acima de nossas cabeças, porém, foi maravilhoso apreciar de perto e de cima para baixo, aquelas maravilhas da Arte, nossa Arte, nossa cultura e portanto nosso material didático. Assim, sabemos quem somos.
 
igreja matriz de nossa senhora da conceição


professora letícia de andrade









































































Nenhum comentário: